30/01/2011

“Teologia” da Prosperidade, distorcendo uma promessa de Deus

Olá a todos, estão em paz? Acredito que sim, pois o bom Pai sempre socorre aqueles que O buscam.
Demorei um pouco para falar sobre o tema, pois é um assunto que divide muito as opiniões das pessoas. E aí, o cristão pode ou não ser próspero?
Minha resposta é: Sim! O cristão pode como deve ser próspero, porém não nos “moldes” que essa tal “teologia” da prosperidade diz.
Deus realmente tem reservado para nós seus filhos a prosperidade, porém isso não deve ser a regra de vida e fé que nos faça servir a Ele.
Vemos que os adeptos da teologia da prosperidade tratam Deus como um agente financeiro, onde sempre que se precisa, Deus tem que dar uma grana para que a pessoa possa realizar seus desejos, ou tem que dar um carro novo, casa, salário maior, enfim, baseiam sua fé erroneamente em Deus.

Então enfim, o que é ser próspero?
Ser próspero é ter o suprimento do Senhor em nossa vida. É termos a nossa confiança Nele, sermos sabedores que em tudo seremos honrados e que Deus jamais deixará um filho Dele desamparado.

Vamos ver a história do povo de Israel. Viveram por 40 anos no deserto e sempre tiveram o suprimento para as suas necessidades. Tiveram o maná que Deus enviava todos os dias e suas roupas não estragavam - isso é prosperidade de Deus.
A verdadeira prosperidade que Deus tem reservado para nós, não é esta que se é pregado por aí. Não é termos carros, casas, salários milionários. É termos exatamente o que Deus dava para o Seu povo: O suprimento.
Deus sabe de todas as nossas necessidades, vemos isto nas palavras de Jesus em Mateus 6:25-34.
Então você me fala: “Ah tá, então vou deixar de lado tudo e irei esperar o suprimento de Deus.” Eu te digo: Não é isso.
Deus sim irá nos suprir em tudo, isso é fato. Mas cruzar os braços e esperar a prosperidade cair do céu é um erro.
E isso é o que muitas vezes podemos entender da teologia da prosperidade. As pessoas simplesmente acham que é pedir, cobrar, mandar, e então é Deus fazer. Tá errado isso!

Deuteronômio 30:9 diz “ O Senhor teu Deus te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra, e te prosperará; porquanto o Senhor tornará a exultar em ti, para te fazer bem, como exultou em teus pais.”
Isso quer dizer: Deus irá te prosperar, irá te abençoar, irá ter dar condições melhores de vida, mas você tem que fazer a sua parte! Trabalhe, busque fazer o melhor, não desfaleça no trabalho, e tenha certeza que Deus aí sim trará sobre ti a prosperidade.

Infelizmente as pessoas são ensinadas a buscar em Deus apenas uma vida material/financeira estável. Os pastores que assim fazem induzem as suas ovelhas ao erro e pior, conduzem as mesmas para um caminho de morte.
Sim! Muitos que estão baseando suas vidas nessa teologia caminham para morte espiritual, pois não tem suas vidas firmadas na rocha que é Cristo e, quando vier uma dificuldade irão questionar Deus o porquê de tal luta.
Nosso relacionamento com Deus jamais pode ser fundamentado em recebermos algo material/financeiro – temos que ter essas como algo acrescido em nossa vida, e não como algo fundamental para viver.
Quero dizer com isso: Teu relacionamento com Deus se deve por gratidão pela morte de Cristo na cruz e pela tua salvação, e esse deve ser o teu sentimento em servir ao Senhor – gratidão.

Saiba de uma verdade: Quando você se colocar na posição de adorador e servo do Deus poderoso, ele irá cuidar de todas as áreas de sua vida e em nada você terá falta.
Será como o povo no deserto, você será suprido em todas as coisas.
Portanto, sirva ao Senhor em alegria no espírito, não permita que esse mal da “teologia” da prosperidade roube você de viver a promessa da real prosperidade que Deus tem para aqueles que Nele confiam.
Nosso Deus é Pai, e como tal sabe o momento certo para trazer sobre ti o teu livramento e honra.
Prosperidade não é ter o muito, mas sim ter o suprimento de Deus em tudo!

Pense nisso!

Em Cristo, Aquele que negou tudo para que pudéssemos ter o bem mais importante: A salvação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário