28/10/2016

Dízimo: Somos obrigados a entregar?

Essa é uma das perguntas que as pessoas mais fazem para mim. E confesso que todas as vezes respondo como se estivesse "pisando em ovos".
Sim! Ao invés de ser direto e ir no ponto do assunto, me permito "rodear" nas respostas por diversos motivos. E um dos motivos principais é não bater de frente com o que a pessoa aprende na igreja que participa - algo que nunca consigo, afinal, cada igreja e pastor tem o seu ponto de vista na interpretação desse assunto.
Espero sinceramente, ajudar a você, a entender um pouco mais sobre esse assunto.

- Dizimo no Antigo Testamento
A primeira vez que vemos a atitude de entregar o dizimo foi com Abrão (GN 14:20), que entregou a Melquisedeque o dizimo do que havia conquistado.
A primeira atitude de entregar o dizimo ao Senhor veio com Jacó (GN 28:22), quando este, voluntariamente fez um voto ao Senhor, prometendo entregar o dizimo de tudo quanto o Senhor desse para ele.
Em Levíticos 27:30 vemos a primeira instrução para a entrega de dízimos referente a posses que os israelitas tinham. Porém esses dízimos tinha um destino determinado: Os Levitas (pessoas da tribo de Levi que não haviam herdado terras pois serviriam ao Senhor no templo) - vemos isso em Números 18:21.
No texto mais conhecido quando o assunto é dizimo (Malaquias 3:8-10), vemos uma observação interessante: Deus disse que o povo O roubava no tocante ao dizimo e ofertas.
Vemos nos capítulos anteriores, que os sacerdotes estavam sacrificando animais defeituosos ao Senhor. Animais estes entregues pelo povo para sacrifício. Porém a ordem do Senhor era para que fossem animais machos, sem manchas, sem defeitos e novos (normalmente abaixo de um ano) - Era nisso que o povo roubava ao Senhor.
Malaquias 3:10 "trazei todo o dízimo a casa do Senhor, para que aja mantimento em minha obra..."
Muitos pastores/pregadores se apegam neste versículo para coagirem as pessoas a entregar o dízimos. Outros distorcem o final deste, induzindo as pessoas a cobrar de Deus alguma benção (já que Ele mesmo diz para "fazer prova de mim, e seu não vos abençoar com toda sorte de bênçãos, que dela venha maior abastança").
Eu te pergunto: Como pecadores que somos, e já sendo agraciados com o bem mais precioso que podemos ter -  a salvação através da morte de Cristo, será que temos o direito de "cobrar" Deus por alguma benção material?
Não estou falando que não devemos pedir ao Senhor uma condição de vida melhor, de termos uma casa própria, um carro, um emprego melhor, uma situação financeira melhor, o que estou falando é, será que somos abençoados por Deus somente quando o mundo material está bem? Óbvio que não! Nossa benção não está condicionada apenas ao mundo material.

- Dizimo no Novo Testamento
Em Mateus 23, vemos o Senhor Jesus fazendo diversas repreensões aos fariseus que, colocavam grandes obrigações, doutrinas para o povo, mas nem mesmo eles seguiam o que falavam/ensinavam.
No versículo 23, vemos o Senhor Jesus repreendendo o fato desses entregarem o dizimo de suas hortaliças mas não praticando a justiça, misericórdia e fé.
Também vemos uma observação importante: "estas coisas, porém, devíeis fazer, SEM OMITIR AQUELAS." Olha o Senhor falando de entregar o dizimo! (para o desespero dos que defendem o não entregar)
Vemos no capítulo 7 do livro aos Hebreus, novamente os exemplos de Abrão ao entregar o dizimo a Melquisedeque, e qual era o destino dos dízimos entregues pelo povo (para manter os sacerdotes, filhos de Levi).

- Porque entregar o dizimo?
O dizimo obrigatório (como é pregado/ensinado em muitos lugares), é antibíblico - não sendo esta a vontade de Deus, que ama aquele que dá com alegria. (2 Coríntios 9:7)
A entrega do dizimo jamais pode ser condicionada ao fato de receber algo De Deus em troca. Nós não compramos benção, cura, emprego, bens, com o dizimo.
A entrega do dizimo tem que ser de coração alegre, por poder ajudar a manter a casa do Senhor, sabendo que, são através dos dízimos (e também das ofertas), que a igreja paga suas despesas como aluguel, água, energia elétrica, impostos, e em alguns casos, o provento (salário) do pastor que exerce o ministério em tempo integral.
A entrega tem que ser movida pela gratidão pelo que Deus faz em nosso favor. Se levantamos pela manhã, se temos o alimento em nossa mesa, as roupas que usamos, a saúde, a vida, o emprego, o salário, é porque Deus permitiu que tivéssemos.
Para finalizar, a entrega do dizimo não é condicionada a salvação ou ingresso da pessoa na comunidade da Igreja. Uma pessoa não pode ser proibida de ingressar na igreja, de se batizar, trabalhar na igreja por não ser dizimista. O Evangelho de Cristo, a salvação e o seus afazeres não estão ligados ao dizimo, mas sim na disposição da pessoa ser um instrumento de Deus nesta terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário