10/01/2011

Aparente aparência....

Este final de semana estive refletindo sobre o comportamento de nós ditos evangélicos mediante o círculo de amizade que temos, ou mediante a sociedade.
Sinceramente, é algo que nós deveríamos parar para pensar, afinal, será que agimos da maneira que Deus se agrada quando estamos entre pessoas que não são da mesma fé? Ou agimos conforme os amigos querem, somente para não sermos taxados de "santarrão", "crentão" ou algo assim?
Calma! Não estou falando que devemos ser pessoas chatas, inconvenientes, que não saibam conversar os mais variados assuntos. Estou falando em termos de comportamento, e sim, isso influência alguns assuntos que deveríamos (ou não) dizer.
Há algum tempo, estávamos entre amigos comemorando um novo tempo na empresa que trabalhava, enfim, estávamos com propostas boas de empresas, tudo caminhando para um ano maravilhoso. Eu particularmente nunca gostei de misturar emprego/religião (ou crença, como queiram), afinal, no ambiente de trabalho muitos tem a sua fé, e não gostam (ou não toleram) a fé do outro. Enfim, respeito a opinião/crença das pessoas, e em ambiente de trabalho não falo deste assunto, salvo quando me perguntam sobre algo.
Enfim, estávamos comemorando este novo tempo, entre nós havia um vendedor evangélico, que sempre que podia falava da igreja, que tocava, cuidava do louvor, pregava e tudo mais – até aí normal. Porém foi chegar as bebidas que o camarada desandou, após uns três/quatro copos ele já estava nas alturas. Não que eu ache pecado o evangélico beber, acredito que isto seja algo particular, onde cada um deva saber onde o "calo aperta".
Enfim, para completar o "pacote", o camarada vai e pega um cigarro, e desanda a fumar... Aí pensei "Pronto" Agora ta completa a zorra, escândalo total!". Que nada! Aí vieram os assuntos de casamento, traição e tal, e não é que o camarada solta que tem algumas "namoradas" por aí! Aí eu disse comigo: "Agora sim! Depois dessa, satanás vai esculachar o mano!".
Dito e feito! Na hora um dos que estava presente solta: "Mas você não é crente?". Bom, não preciso dizer que o camarada tentou dar as mais varias justificativas, mas não teve jeito, o esculacho havia sido dado.
Enfim, em meio a essa história, fiquei analisando o nosso comportamento quando estamos em meio a não evangélicos. No como é difícil sermos quem somos, e ao invés disso, somos aquilo que os outros são.
Acredito que isso aconteça, devido a nossa necessidade de estarmos inserido num circulo social, de sermos aceitos pelas pessoas – E digo que vale para a igreja também, afinal quantas vezes fazemos tipo dentro das mesmas?
Quantas vezes mudamos o nosso pensamento, atitude, só para se enquadramos no ambiente?
Mas será que é isto que Deus espera de nós?
Imagine José, todo bonitão, a mulher de Potifar veio se oferecendo, arrancou a roupa dele, e ele pensasse: "Ninguém "ta" vendo mesmo!" E se deitasse com ela. Para quê isso? Só para fazer "média" com os demais homens?
Ou imagine Davi, numa reunião com seus homens, começasse a falar das besteiras que fez/fazia. Por acaso seria ele respeitado? Acredito que não!
Um exemplo é Judas Iscariotes, andava com Cristo, comia do mesmo pão, bebia do mesmo vinho, porém não tinha compromisso de seguir a vontade de Deus, antes fazia um "meio de campo" com aqueles que queriam Cristo morto. E qual foi o fim de Judas? A morte.
Calma, não quero te apavorar! Não estou dizendo que você não pode ter amizade com pessoas que não tem a mesma fé. O que quero dizer é que, devemos sim, ter amizades com estas, porém seja o nosso comportamento exemplar. Que possamos dar testemunho de que a nossa vida em Deus é bem melhor (como de fato é) do que é a vida dos que não estão na fé.
Que andemos segundo a vontade de Deus, e não segundo as vontades humanas.
Devemos mostrar as pessoas, como é bom viver a liberdade que Cristo nos dá, que as buscas delas em bebida, drogas, prostituição são completamente ilusão, e isso não é somente por palavras, mas nossas atitudes contam e muito!
Que em cada dia possamos ser exemplos em palavras e comportamentos para aqueles que estão necessitados da graça maravilhosa de Deus!

Um beijo em todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário